Estilos de Comunicação na Prática Clínica

Estilos de Comunicação na Prática Clínica

Destinatários

  • Médicos

Este programa pode ser ajustado às necessidades de cada empresa ou de clientes individuais.

Porquê

Todos reconhecemos que diferentes médicos têm diferentes formas de comunicar com os pacientes. Compreender o nosso estilo preferencial de comunicação é o primeiro passo para uma comunicação mais eficaz na relação médico-paciente. Estudos como o da Adesão à Terapêutica Médica (2010) mostram que 47% dos pacientes não seguem a prescrição médica, porque não compreenderem as orientações recebidas.

Quer comunicar melhor com os seus pacientes?

Duração

Duração

14 horas

Formato

Formato

Presencial e/ou Online

Nº de pessoas

Nº de pessoas

8

Onde

Onde

Online, na CSK e/ou em local a definir pelo cliente

Objetivos

Conhecer o estilo preferencial de comunicação a partir do perfil de personalidade e comunicação Process Communication Model (PCM). Identificar os perfis de comunicação nos pacientes. Treino das competências comunicativas.

Tópicos

Análise dos resultados PCM. Como tornar a minha comunicação mais flexível com os pacientes para melhores resultados – exercícios práticos.

Como funciona

O programa divide-se em duas etapas. Etapa 1: Aplica metodologia com recurso ao Process Communication Model (PCM) que promove o autoconhecimento no estilo preferencial de comunicação na interação com os outros – O PCM oferece um conjunto de competências de forma lógica e estruturada, que pode começar a aplicar de forma imediata. Etapa 2: Realização de exercícios práticos de comunicação interpessoal que vão ao encontro das necessidades especificas dos participantes. Duração-2 dias Formato Presencial- e/ou online Número de pessoas – 8 Onde- CSK e/ou online

Metodologia

Método de caso. Aplicação de inquérito online 10 dias antes do início do programa do perfil de Personalidade do Modelo Process Communication Model (PCM). Reflexão sobre os resultados individuais do perfil PCM. Plano de acção individual. Nota: O Perfil Process Communication Model (PCM) será a base para o desenvolvimento desta formação. O PCM foi desenvolvido inicialmente na NASA para a seleção e treino de astronautas e baseia-se em comportamentos observáveis verbais e não verbais. O recurso ao PCM permite compreender porque comunicamos melhor com umas pessoas do que com outras e objetiva o reconhecimento dos nossos padrões de comportamento e comunicação predizíeis em stress.